Musicoterapia

violão site

MUSICOTERAPIA

A Federação Mundial de Musicoterapia a definiu como “a utilização da música e/ou dos elementos musicais (som, ritmo, melodia e harmonia) pelo musicoterapeuta e pelo cliente ou grupo, em um processo estruturado para facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e a organização (física, emocional, mental, social e cognitiva) para desenvolver potenciais e desenvolver ou recuperar funções do indivíduo de forma que ele possa alcançar melhor integração intra e interpessoal e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida”. (RUUD.In_BRUSCIA, 2000, p.286)

O que difere a musicoterapia da simples aplicação de atividades musicais ou da educação musical é que ela possui objetivos terapêuticos e intervenções feitas pelo terapeuta, buscando intencionalmente a produção de algum tipo de mudança.

Dentro da musicoterapia são utilizados quatro tipos específicos de experiência musical como métodos: a improvisação, a re-criação, composição e escutar música, de acordo com o cliente/grupo e com os objetivos estabelecidos. Cada experiência musical envolve, ao menos, uma pessoa, um processo musical específico, um produto de algum tipo e um contexto ou ambiente. Dessa forma, a musicoterapia não depende exclusivamente da música, mas sim da experiência que o cliente vivencia com ela.

A Musicoterapia destina-se a qualquer pessoa, grupo ou comunidade que necessite da ajuda de um terapeuta, devido a uma ameaça (real ou imaginária) de natureza física, emocional, mental, comportamental, social ou espiritual. (BRUSCIA, 2000, p.81) Atualmente existem trabalhos de Musicoterapia em clínicas ou instituições, com pessoas “normais” ou portadoras de alguma deficiência ou doença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s